Stig Dagerman - in A Nossa Necessidade de Consolo é Impossível de Satisfazer
Stig Dagerman (1923-1954)
E, quando se instala a depressão, é dela
que sou também escravo. O meu maior desejo é retê-la. O meu prazer mais forte,
sentir que tudo o que valho residia no que julgo ter perdido: essa capacidade
de gerar beleza a partir do que é em mim desespero, desgosto e fraqueza. Com
amargo prazer desejo ver ruir o que arquitetei e ver-me, eu também, envolto na
neve do esquecimento. Mas quê? A depressão é uma boneca russa, e na última
boneca estão as águas profundas e o salto para um grande abismo. De todos esses
instrumentos de morte me torno escravo. Perseguem-me como cães, a não ser que o
cão seja apenas eu. Parece-me então ser o suicídio a única prova da liberdade
humana.
Fiquei sem palavras pra esse poema tão expressivo e compreendedor desse abismo que é a depressão, acho que nunca vi representação em palavras tão verdadeira.
ResponderExcluirAbraços!
Resumiu o que senti, sou louca para ter esse livro para mim
ExcluirTriste ver em palavras tão claras como uma pessoa sente-se presa neste sentimento de depressão.
ResponderExcluirBjs, Rose
Olá!! :)
ResponderExcluirENfim, divido-me em alegria e tristeza. Tristeza por experimentar o vazio abismal que é a depressao. Alegria por ler um texto que, apesar de curto, o reflete tao bem!
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Lamento por sua tristeza, sei bem o que é isso
ExcluirOlá
ResponderExcluirLendo esse trecho lembro de uma discussão que ouvi numa das ágoras que tem na universidade que estudo que era sobre liberdade plena e a morte, porque o professor de Filosofia questionava a todos sobre em qual momento temos a total liberdade de escolhemos nosso destino sem qualquer amarra social e ele falou no suicida que deixa claro que não há mais nada que valha a pena em vida que o motive a ficar no plano físico e foi interessante, porque em Como eu era antes de você temos a escolha do personagem Will pela eutanásia, porque para ele não adiantava viver com uma doença sem cura que só o deixaria dependente dos outros.
O questionamento de Stig é forte e provocativo e recai bem em tempos de tragédia e o medo opressivos dos ocidentais em falar da morte e da tristeza.
Beijos
Bingo!
ExcluirRealmente sem palavras para esse poema, você sempre nos encantando e nos deixando sem reação diante de tanta magnitude.
ResponderExcluirBjs
Nunca vi um desabafo tão verdadeiro sobre a depressão
ResponderExcluirConseguiu descrever muito bem =/
Sai da Minha Lente
Muito interessante o texto, especialmente a parte que fala sobre talvez sermos os próprios cães que nos perseguem.
ResponderExcluirQue texto forte! É belo ver que alguém consegue transmitir as emoções de forma tão emocionante e vital para as palavras, porém é extremamente triste - e sufocante - perceber o quanto o poeta está preso à própria narrativa. Infelizmente um relato muito verdadeiro para muitas pessoas.
ResponderExcluirwww.sonhandoatravesdepalavras.com.br
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirQue texto mais intenso e real, gostei muito do texto!
beijos
Olá, obrigada por essa postagem muito maravilhosa! Me lembrou muito Andrew Solomon, autor de O demonio do meio dia, que por sinal super indico a leitura. Salvei aqui nos meus favoritos e certamente irei usar como referência.
ResponderExcluirUau...
ResponderExcluirQue texto mais sincero e verdadeiro! Só Quem passa pelo inferno que é essa doença sabe o que ela causa em nossa mente ao ponto de parecer que realmente não há mais saída que não a morte.
Adorei o texto.
Beijos
Oi.
ResponderExcluirMe identifiquei tanto, tão expressivo e peculiar, o texto nos faz refletir sobre o que é viver e não sabe.
Adorei o texto e lembrei de mim mesma com meus 14/15 anos quando tive um caso grave de depressão. Fazer desse sentimento uma força motriz para algo tão viceral e bonito é maravilhoso.
ResponderExcluir--
https://thereviewbooks.com.br
#tehreviewbooks | @thereviewbooks
🔛 Ganhe um Big Rock da Lauren Blakely autografado.
Olá!
ResponderExcluirótimo texto, que reflete muito os dias atuais, muita gente está se sentindo deprimido, os dias não tem sido fáceis e temos de ser fortes diariamente.
beijos!
Olá!
ResponderExcluirA depressão é algo horrivel que é um abismo sufocante e doloroso para quem vive e este texto conseguiu expressar perfeitamente tudo isso. Perfeito, adorei!
Texto belíssimo, que desperta sentimentos diversos no leitor, o tema é importante demais, depressão é algo muito sério e que merece ser tratado como tal.
ResponderExcluir