Resenha – Chega de Açúcar
O livro Chega de açúcar, de Sarah Wilson, Editora Sextante, traz 108
receitas simples para quem quer uma alimentação saudável e sem excesso de
açucares. A primeira coisa que me chamou
atenção nesse livro, foi o interesse pessoal, há um bom tempo, tenho feito um
resgate que trouxesse soluções para impasses que vivenciava. E isso me fez
pensar sobre tudo o que consumia, inclusive a comida. A primeira coisa que fiz, foi retirar o máximo de processados e industrializados de minha vida. Pensar na origem dos
alimentos. Aprender a preparar a própria comida e compreender o efeito do
açúcar no corpo.
Outro aspecto que contou bastante para que
eu me interessasse pelo livro, é o meu trabalho como Professora e Educadora
Social. Quando se fala em desenvolvimento cognitivo, há muito o que se estudar
e pensar criticamente, até onde certas informações são pertinentes e até onde
crianças e adultos são massa de manobra para enriquecer a indústria
farmacêutica.
“Mantenha-se informado e envolvido. É muito útil saber mais sobre as recentes descobertas científicas em relação ao açúcar.” (p. 51)
Sobre isso, Póvoa, 2005, diz, ‘Ter informações é aumentar a consciência e
por isso é importantes deselitizar o conhecimento científico e democratizá-lo,
para que todos possam estabelecer os critérios de suas próprias vidas a partir
de suas necessidades reais’.
Uma alimentação não balanceada pode causar
problemas no aprendizado, motores e motivacionais, pode afetar o bom funcionamento
do cérebro e é interessante pensar sobre isso juntamente com a política.
Vivenciamos um momento em que crianças ocupam escolas com pautas pertinentes,
entre essas pautas: alimentação escolar. O que vem a ser simbólico se pensarmos
nos efeitos da alimentação no pensar crítico social.
Chega de açúcar é um bom livro, receitas
ótimas, que já coloquei em prática e aprovei, mas, o mais interessante é que
cada um experimente, gosto é pessoal., sem contar que a obra dá a possibilidade de criar novas receitas A linguagem é simples, além de receitas,
traz conteúdo crítico de maneira leve e descontraída. Por fim, o livro não é
nenhum manual xiita sobre o fim do açúcar.
Por Lilian Farias
Oiii Lilian, tudo bem?
ResponderExcluirFaz cerca de 1 ano que procuro receitas simples e sem frescuras, porque normalmente são cheia de coisas integrais que substituem o açucar que o gosto fica horrível. Gostei muito do livro que tu trouxe e adoraria ter na minha vida, iria me ajudar muito.
Beijinhos
Olá!
ResponderExcluirTô precisando desse livro. Sempre fui acima do peso e há uns 3 anos atrás eu perdi quase 20kg fazendo dieta, tava me alimentando bem e tudo mais, mas no final, fiquei magra demais, parecia estar doente. Acabou que deixei a dieta de lado, ganhei alguns quilinhos, mas nada que chegasse perto do quanto eu pesava. Eu tô até satisfeita comigo mesma agora, mas queria ter uma alimentação mais saudável (porque reedução alimentar comigo não rolou) e sou quase uma formiguinha, não resisto a doces. Acho que esse livro pode me ajudar a finalmente não exagerar no açúcar.
Adorei a resenha, dica anotada.
Beijos!
Oi, Lilian! Tudo bom?
ResponderExcluirQue livro bacana, gostei da capa e das dicas - apesar não ser fã de livros de receitas e ser péssimo em coisas relacionadas a cozinha e tal -, porém acho que seria ótimo para minha mãe, ela adora coisas relacionado a comida e faz umas ótimas por aqui. Gostei de saber que é mais para o lado saudável - pois é o que estamos precisando por aqui!!! -, brevemente irei ver quanto ele tá aqui pela região, gostei da sua opinião.
Beijos,
Luan | http://www.entreutopias.com/
mlr, eu vi o livro e fiquei louca de vontade de provar algumas receitas dele. A edição tá muito linda... não costumo curtir as publicações da Sextante, mas esse seria um livro que eu compraria ^^
ResponderExcluira resenha tá perfeita <3
Olá Liliam tudo bem, estou doida por esse livro, preciso mesmo me reeducar sobre o açúcar e doces que acabo abusando, as receitas ajudam a substituir e ajudar na troca do alimento, me diz depois de gostou de alguma. Bjs
ResponderExcluirSe eu pudesse, ficaria longe da cozinha a maior parte da vida. Mas quando me disponho a fazer receitas, sempre me divirto. Não tenho o costume de ler estes livros, mas sempre cuido da saúde (até porque o índice de diabetes na família é alto pacas). De qualquer forma, a indicação está anotada, para quando eu estiver naqueles dias cheios de disposição. Abração!
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler esse livro. Como você, procuro evitar alimentos processados e industrializados, mas a verdade é que não os reduzi tanto quanto gostaria. Mas sou viciada em açúcar e sei que isso faz muito mal, espero que essa leitura me ajude a pelo menos reduzir bastante o consumo.
ResponderExcluirBeijo.
Ju
Entre Palcos e Livros
Daria esse livro de presente pra minha mãe, ela adora coisas saudáveis mas sem aquela frescura toda.
ResponderExcluirBeijos
http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/
Oie
ResponderExcluirnunca tive muita vontade de ter livros de receitas mas achei bem legal o lançamento principalmente para quem quer uma vida mais saudável e mesmo assim nao abrir mão de coisas gostosas, bela dica
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Eu consumo muito pouco açúcar. Por sorte ou sei lá o quê, não gosto de doces. Graças a isso tenho uma vida mais saudável.
ResponderExcluirSobre o livro/resenha: É bom ver que tem pessoas pensando mais criticamente sobre a alimentação. Pois somos massa de manobra das comidas industrializadas, que nos vendem como saudáveis, quando na verdade podem causar tudo isso que você destacou no texto.
Beijos!
Eu achei muito interessante essa ideia de um livro de receitas (que inclui doces até) sem açúcar! Mas não sei se aderiria a essa vida com zero açúcar. Acho que essa vida é muito curta pra gente ser tão extremista.
ResponderExcluirUm Metro e Meio de Livros
Oi!!
ResponderExcluirEu quero muito esse livro, adoro receitas e principalmente quando elas trazem algo mais para a nossa saúde.
Beijão!
Ola!
ResponderExcluirBom, eu estou precisando urgentemente ler um livro sobre receitas saudáveis, mas não tenho tanta coragem de largar as besteiras que gosto de comer. É uma duvida grande: Ser gostosa e ser fitness ou ser gordinha e ser feliz hahaha
Olá, Kátia!
Excluirfiquei um pouco confusa com o comentário. Não compactuo com essas ideias: "Ser gostosa e ser fitness ou ser gordinha e ser feliz", então, realmente, não compreendi. Ter nível de consciência não tem relação com gostosa.
Agora, compreender os efeitos nocivos de um adoçante no corpo, é nível de consciência, é informação.
Ser feliz, pra mim, é mais dar uma boa cagada ao amanhecer sem que para isso tenha que me entupir de remédio de farmácia, trocando em miúdos, me drogando...
Mas, enfim, talvez a resenha não tenha sido esclarecedora o suficiente.
Olá!
ResponderExcluirApesar de estar numa vibe de dietas e correndo atrás de tudo que é mais saudável. ainda assim, creio que não leria o livro, pois não me atrai o tipo de leitura.
Bjos
Ni
Cia do Leitor